Sobre o Concurso

Objetivo
Revelar e/ou divulgar talentos literários, incentivar a escrita e a leitura, provocando a imaginação. o debate e livre questionamento sobre o tema proposto.

Tema e gênero
Com o tema “Às margens do Ipiranga” o autor usará sua imaginação e criatividade para escrever um CONTO em que dará a sua versão para o fato histórico conhecido como “Independência do Brasil” ou os motivos que o acercaram. Para isso, poderá se desprender da realidade objetiva, da temporalidade e de tudo o que a história consagrou como verdade – ou não. O que está em jogo é a criatividade, o que significa desconstruir, se for o caso, a história do Brasil.
O conto deverá ter um título necessariamente diferente daquele proposto como tema.
Serão desconsiderados os trabalhos que contenham teor pornográfico, racista ou que faça apologia ao crime.
Também serão desconsideradas as obras poéticas (poesia, prosa poética etc).

Inscrição
Será gratuita e serão considerados os trabalhos recebidos pelo e-mail concursoliterario.julgamento@gmail.com até o dia 28 de agosto de 2013. Após terem enviados sua(s) obra(s) os autores receberão uma mensagem de confirmação, quando poderão se considerar inscritos.

Apresentação
Serão aceitos até 2 (dois) contos por autor. O conto deverá ter entre 4 (mínimo) e 10 (máximo) páginas digitadas em Microsoft Word (ou Open Office), fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre as linhas. 
No mesmo arquivo deverá conter, além do texto, apenas as seguintes informações: Pseudônimo, Título do conto e e-mail.

Prêmio
Serão selecionados até 10 (dez) contos considerados os melhores dentre os apresentados, que serão publicados em um livro no mês de setembro.
A título de direito autoral, os autores publicados receberão gratuitamente 01 (um) exemplar da obra objeto deste concurso, além de 01 (um) exemplar de um livro a ser escolhido pela organização e informado posteriormente.
Todos os participantes, inclusive os já classificados, receberão por e-mail um diploma de participação.
Outros contos poderão ser selecionados a título de ‘menção honrosa’ e nesse caso serão publicados no Blog de divulgação deste concurso, após autorização prévia.
Exemplares adicionais da obra publicada poderão ser adquiridos posteriormente, mediante o pagamento do valor correspondente a ser verificado na ocasião.

Outras informações
Ao se inscrever o concorrente afirma que é o único autor do conto inscrito e manterá suas prerrogativas de autor, mesmo que, estando entre os dez primeiros colocados, tenha a sua obra publicada em livro, o que autoriza desde já.
O concorrente assume a responsabilidade de qualquer dano que sua obra possa causar a terceiros, inclusive plágio.
Autoriza, ainda, o uso de parte de sua obra para fins de divulgação do concurso no Blog, se for o caso.
Concorda estar ciente e acatar integralmente todos os termos contidos neste e nos itens anteriores. Ainda,

- Os casos omissos poderão ser solucionados no e-mail
concursoliterario.julgamento@gmail.com 

- As informações adicionais e o desenvolvimento do concurso poderão ser acompanhados neste Blog.